GamezOn: Um streamer de games que desperta a nostalgia

João Paulo, streamer da Bahia, comanda o Jon GamezOn, um canal com lives e dicas de animes e jogos Retrô, com 2.3800 mil inscritos e 1.494 mil vídeos postados – até o momento. Revivendo os tempos de locadora desde 2016, João Paulo diverte e traz nostalgia nos vídeos, vivenciando as aventuras dos jogos, sejam atuais ou antigos, como Resident Evil e Megaman. Mostrando aos seguidores os caminhos a seguir e várias dicas, João Paulo fala sobre suas inspirações e a nova geração de games.

E ai, vamos para a entrevista?

1)Como surgiu a ideia de criar um canal sobre Games? Quais eram seus objetivos?

Comecei a jogar videogame nos anos 90 e desde lá foi uma paixão, e via como alguns jogos eram pouco valorizados, daí que veio a ideia do canal com o quadro “Primeiras Impressões” tentava trazer jogos que alguém poderia não conhecer e a partir dai ter um novo jogo pra jogar, mas o principal era reviver os tempos de locadora/game houses, trazendo jogos nostálgicos e relembrar essas experiências em vídeos e lives.

2) Há quanto tempo possui a página GamezOn? Quais os vídeos que mais você curtiu fazer?

O canal começou em 2016, primeiro fiz uma transmissão pra ver como que fazia essas coisas e fui me familiarizando com os programas necessários para isso, o primeiro vídeo oficial do canal mesmo foi “Vagante Primeiras Impressões” pois os outros antes disso, era apenas jogando, sem um conteúdo pensado e os vídeos que mais gostei de fazer foram os vídeos de resenhas onde eu tinha que escrever um roteiro, estudar o que precisava fazer e o resultado era muito satisfatório.

3) Você tem muitos vídeos com jogos de PS2. Qual seu primeiro jogo deste console e qual considera o melhor?

Nossa isso é muito difícil de responder, pois foi a muito tempo, agora o jogo que eu considero melhor é ‘Metal Gear Solid 2 – Sons of Liberty’ vi ele numa revista, o que chamavam de Preview, pois o jogo não tinha sido lançado ainda e eu amo a franquia Metal Gear. Me impressionei com as ideias do jogo, inteligência artificial até então nunca vista, o personagem pegava resfriado se tomasse chuva, os inimigos poderiam ligar alarme caso vissem um colega caído no chão e ele tinha um enredo cinematográfico e sem contar que sou amante de ficção científica, com isso tudo fiquei super hypado com o jogo, termo que nem usávamos na época, ao menos não em minha cidade.

4) Quais suas referências e inspirações para fazer lives? 

Minha principal referência na época foi o canal do velberan, fora ele tinham canais pequenos como Samuca, Gustav Play, e grandes tinha o Fiaspo e Gusango do canal assopra fitas e o Juninho do canal Rockman Plays, claro tinham outros que no momento não lembro

5) Como é ter uma coleção de games Retrô e  jogos atuais? Quais os tipos tem o maior alcance para o público?

Bom eu não tenho uma coleção, mas claro adoraria, assim como muitos no Brasil, acabamos jogando de formas alternativas. Não por opção é óbvio, mas por não ter grana pra ter os jogos originais, no entanto nos últimos anos o mercado melhorou muito no brasil tendo mais jogadores jogando oficialmente que de maneiras alternativas.

Agora quanto a jogar jogos retro e atuais eu acho que videogame é algo que atemporal, os jogos ultrapassam a barreira do tempo. Claro, tem pessoas que não pensam assim e acham que os melhores jogos são os atuais, mas jogar videogame para mim é você viver uma aventura onde não se pode viver na vida real, então o gráfico não importa porque o importante é a aventura que a gente “vivencia”.

6) Qual a diferença de fazer lives/vídeos no Twitch para o Youtube? Como é a recepção do público para cada plataforma?

A forma de trabalhar às vezes se torna completamente diferente, na Twitch muitas vezes precisamos ser um “Showman” para fazer sucesso, chamar atenção e prender o público. Enquanto no youtube isso não é tão exigido, outro diferencial é o fator estético, no youtube precisamos caprichar nas miniaturas dos vídeos, na capa do canal, enquanto na Twitch precisamos caprichar nos painéis e overlays. Geralmente quem está no youtube não gosta da outra plataforma e vice-versa, no youtube por exemplo qualquer canal pode ter opção de resolução na hora de assistir o que não acontece na twitch, porém na roxinha como apelidaram a qualidade da imagem é melhor etc. Cada uma tem características únicas que faz cada público ser atraído

7) O que você acha do level design dos jogos antigos quando comparados com os jogos novos? Estas mudanças têm conquistado a geração antiga a jogar os novos games?

Eu gosto muito pois, como os gráficos eram baixos, eles precisavam caprichar no resto, música e fases, claro tinham jogos muito mal feitos, mas o resto no geral impressionava com a beleza do level design, como os jogos da franquia mario, ou street of rage, castlevania, megaman X, esses jogos traziam um level design tão incrível que enquanto os jogos atuais geram imersão com câmeras próximas para mostrar detalhes dos personagens, os jogos antigos geram imersão pelo level design que transmitia para os jogadores a sensação como se fossemos transportados para dentro do jogo. Claro que um jogador de verdade não se limita apenas a uma geração e quer experimentar novos mares, conhecer os novos jogos que agora trazem um realismo inimaginável na época, pois ninguém naquele tempo imaginava uma perfeição tão incrível e isso claro atrai os jogadores da velha guarda também.

8) Recentemente houve uma discussão no Twitter sobre todos os jogos terem uma opção de modo fácil. Jogos novos são mais fáceis? Qual sua opinião sobre games serem inclusivos?

Sim, os jogos novos são bem mais fáceis de se jogar, as vezes só sentindo a dificuldade aumentando de nível. Porém a dificuldade naquele tempo não estava apenas em matar inimigos como é hoje, mas em desvendar os segredos do jogo, O Reboot da franquia Tomb Raider foi inovadora e trouxe gráficos lindos e um tom mais dramático, com uma personagem mais humana que precisava se fortalecer durante a aventura, enquanto no primeiro tínhamos uma arqueóloga aventureira e cheia de habilidades que deixava qualquer um de boca aberta.

9) Dark Souls ganhou o título de melhor jogo de todos os tempos. Você concorda? Quais jogos você considera os melhores?

Metal Gear Solid, não importa qual, todos tem um enredo maravilhoso, uma história única, você não encontra igual em nenhum jogo, mas claro isso vai de uma opinião pessoal.

Conheça os canais de GamezOn:

youtube/JonGamezOn 

twitch.tv/jongamezon  

instagram/jongamezon 

twitter/canalgamezonn 

Está gostando do conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados Charlotte. Desenvolvido por Board Digital