Aulas com música: Professores criam paródias para ajudar os alunos a assimilarem o conteúdo

Cientes das dificuldades que muitos alunos têm de decorar as regras da matéria, docentes mostram criatividade ao escreverem músicas que facilitam o entendimento do conteúdo aplicado 

Foi comprovado cientificamente que a música ajuda a assimilar o raciocínio lógico e concentração, ou seja, tocar uma música divertida em que cita regras de logica ou gramática, por exemplo, ajuda a processar conteúdo mais rápido. Para tornar um método divertido de ensinar as turmas, professores criam paródias com músicas conhecidas para o conteúdo fixar na mente dos alunos.  

Fabiano Oliveira, de Aracaju, é mestre em linguística e leciona Português há cinco anos na rede pública. Desde 2014, utiliza a música em sua metodologia, para se adaptar a vida das pessoas e modernidade, pois acredita que isso facilita o aprendizado de conteúdos em qualquer nível de ensino. Unindo a literatura, teatro e música, Fabiano começou a criar paródias para estreitar os caminhos de estudos, pois para ele, a música tem alcance universal.  

Fabiano viaja pelo Brasil cantando paródias de artistas famosos como: Anitta, Pablo Vittar, Ivete Sangalo, Xuxa, Legião Urbana e muitos outros. As aula-show com o nome ‘Enem, O Sonho e Você!’, prepara para as provas, deixando para trás o tradicionalismo e levando a diversão para as salas de aula. O próprio Fabiano que compõe as letras e organiza o repertorio “… tento de estruturar o espetáculo em blocos de música, por exemplo, um bloco de músicas infantis com músicas de Balão Magico e Xuxa para falar sobre tipologias textuais e redação” explica.  

Escolhendo 20 conteúdos e para cada um uma paródia, Fabiano fará 10 shows ainda este ano até a data do Enem, da qual são geralmente realizados em finais de semana nas escolas “… a língua e literatura saem da sala de aula e ganham os palcos. Os teatros viram minhas salas de aula” responde. 

Confira uma letra baseada em Bang de Anitta: 

“Vem! Vem pra literatura/ Arte da palavra, enfim/ Romance, drama, poesia/ Aqui é assim!/ (Refrão Inicial)/ Vem! Pra literatura aprender/ Arte da palavra conhecer/ Tem de ser assim é so estudar!/ Pra passar!/ Então vem! Faço apenas uma divisão/ palavra não tem sentido não!/ Se você quiser, vou te ensinar!/ Vou te contar/ É denotativa, linguagem objetiva!/ No dicionário assim esta cons-tan-do!/ É conotativa, linguagem subjetiva!/ É a palavra em seu sentido amplo!/ Vem, pra literatura/ Arte da palavra, enfim/ Romance, drama, poesia… aqui é assim!” 

Legenda: Divulgação da aula-show O Enem, O Show e Você! (Arquivo pessoal: Facebook/fabiano.oliveira.104) 

Cícero Demétrio, 40, mora em Joao Pessoa (PB), está há 19 anos lecionando matemática e há 15 utiliza a música para ajudar na memorização de informações importantes do conteúdo. Cícero teve a ideia de usar as músicas em suas aulas para quebrar a formalidade e se aproximar mais dos alunos, facilitando no aprendizado das turmas. Deixando no máximo quatro aulas musicais por semestre, Demétrio além de cantar também toca violão “Uma aula musical precisa ser uma novidade, deve ser algo desejado… Essa é a média da qual percebi que faz a aula musicalizada ser atrativa” responde.  

Para Cícero, os estudantes com déficit de atenção apresentam melhores resultados quando a matéria é apresentada dessa forma. As melodias escolhidas são as clássicas mais conhecidas e a produção de uma música pode durar de uma tarde até um mês dependendo do assunto. Em aulões de preparatórios, canta junto com os alunos para tornar a matéria mais atrativa e permite que alunos de outras turmas possam participar das aulas musicalizadas.  

Confira a letra de ‘Trigonometria no Triângulo Retângulo’ baseado na musica Ulê Lê Lê Lê de Chiclete Com Banana: 

“Ulê, lê, lê… O seno de um ângulo num triângulo é o cateto oposto ao ângulo sobre a hipotenusa (nusa, nusa). Esta é a razão do seno… O cosseno de um ângulo num triângulo é o cateto adjacente ao ângulo sobre a hipotenusa (nusa, nusa). Esta é a razão do cosseno. Na trigonometria o seno e o cosseno vão se relacionar com a equação seno ao quadrado mais cosseno ao quadrado é sempre igual a 1, é igual a 1” 

Legenda: Cícero Demétrio preparando a turma para o Enem (Arquivo pessoal: Fan Page/ Professor-Cícero-Demétrio)

Contatos: 

Fabiano Oliveira 

Instagram: @fabbiano_oliveira 
Facebook: fabiano.oliveira.104 
Youtube: Dicas de gramatica com Fabiano Oliveira 

Cícero Demétrio 

Facebook: Professor-Cícero-Demétrio 
Instagram: @cicero_mat 
Youtube: Cícero Demétrio 

Está gostando do conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados Charlotte. Desenvolvido por Board Digital