(Artigo em inglês)
As representações do jornalista no cinema e na televisão brasileiras têm sido estudadas por diferentes pesquisadores que buscam, por meio de metodologias de análise fílmica, ou testando impressionistas elementos que contribuam para a compreensão do ethos da profissão. O trabalho propõe um método de análise de filmes, programas, telejornais e novelas da televisão brasileira, com a mesma finalidade para o estudo das representações do jornalista em obras cinematográficas, com a particularidade de utilizar a chamada trajetória do herói . Buscamos entender como se estabeleceu a relação desses programas temáticos de jornalismo policial com a audiência e como esses veículos foram registrados como práticas comunicativas. A pesquisa voltou-se, fundamentalmente, para a articulação de análises comunicacionais, sociais e ideológicas de os textos televisivos de cada programa com os conceitos de gênero televisivo, modo de endereçamento e modelo de promessa. Esses referenciais teórico-metodológicos permitiram o desenvolvimento de análises que evidenciaram os processos de produção dos programas jornalísticos e quais estratégias eles utilizaram para atingir uma audiência, a partir da articulação dos textos televisivos com as transformações históricas, sociais e culturais.
Palavras-chave: televisão, jornalismo, modo de endereçamento e gênero.
Link: The Image of the Journalist in Brazilian Film and Television