Tuono, um artista independente que compõe, grava e produz suas próprias músicas, está se preparando para lançar seu primeiro single do ano, intitulado “Eu sigo em busca de paz (ESEBDP)”. A mensagem da música é sobre acreditar em si mesmo e enfrentar os problemas da vida com determinação, apesar do caos que o mundo enfrenta atualmente. A inspiração para a música veio tanto do ambiente atual quanto dos desafios pessoais do artista. Tuono espera que a música traga conforto, motivação e esperança para seus fãs e, ao longo do ano, planeja lançar mais singles que abrangem diversos estilos musicais que ele ama. Confira a entrevista:
De onde você tirou inspiração para compor “Eu sigo em busca de paz (ESEBDP)”? Qual foi a sua motivação principal ao escrever a letra e compor a música?
O mundo anda caótico e não é de hoje né? (risos) Desde a pandemia, seu meio e fim pra cá, eu senti tudo um pouco mais efervescido, sei lá, um clima de tensão sempre. Isso junto com as minhas inseguranças me fizeram perder noites e mais noites tentando reorganizar um início de vida de novo. E chega um momento que não dá mais pra ficar só nesse campo do “Mentalizar o melhor” você precisa ir pra cima, lutar, se jogar de novo, renovando a fé e as forças naquilo que vc acredita.
Você teve a responsabilidade de todas as fases da produção desta música, incluindo composição, mixagem e masterização. Como foi esse processo para você? Encontrou alguma dificuldade em alguma etapa?
Sim, todos os processos musicais são feitos por mim aqui no meu quarto, desde lá atrás quando eu gravava só com o celular. Meu quarto é meu estúdio e meu mundo particular, componho aqui, e aqui mesmo eu faço a captação, e processo de mixagem e masterização, as vezes a parte mais difícil é lidar com os barulhos externos (risos). Porém como já são 4 anos e pouco fazendo isso a gente cria mecanismos (risos) grava dentro do armário, ou coloca um colchão do lado.
Qual é a sua expectativa sobre a reação dos fãs à “Eu sigo em busca de paz (ESEBDP)”? Como você acredita que a música pode impactar positivamente a vida deles e ajudá-los a enfrentar desafios?
De forma “Geral” meu público gosta de alguma coisa mais melancólica, porém eles cresceram ao longo desses mais de 4 anos de Tuono, e acredito que uma dose de esperança e de fé nunca é demais, espero sinceramente que recebam esse som com o mesmo amor dos outros e usem pra dar aquele ânimo logo cedo antes de ir pro mundo trabalhar ou estudar.
Sobre esse novo lançamento, você espera que a música seja uma fonte de conforto e motivação para eles na busca por paz e equilíbrio?
Sim, espero que de alguma forma ajude, abrace ou conforte alguém, isso é sempre a meta. Quando eu recebo um comentário dizendo algo do tipo eu sinto que – Ok, deu certo. É muito importante ver/ler que alguém se sentiu melhor com uma canção que você fez.
Você tem planos para lançar mais músicas ou um álbum completo este ano? Se sim, pode nos dar alguma antevisão sobre o que os fãs podem esperar? Qual é o tema ou mensagem que você planeja explorar em suas futuras músicas?
Não sei se um álbum, de repente é até uma ótima ideia. Mas eu sei que esse ano vão ter muitos singles, hoje sai a ESEBDP, e mês que vem sai Anna. E já tem outras sendo finalizadas. O que eu posso garantir é que, vai ter de tudo, indie, samba, rap, MPB, blues. Essa é inclusive uma das grandes alegrias em fazer o que eu faço como eu faço, poder ser e gravar um pouco de tudo que amo.
Acompanhe no Instagram: Original Tuono
Parceria com Luca Moreira